SILABÁRIO

Olá meus amores!!! hoje eu trago pra vocês esse lindo silabário que vai auxiliar na escrita e leitura das sílabas simples, tanto na Educação Infantil, quanto em turmas de alfabetização.

Espero que gostem e aproveitem bastante esse material.

Silabário

 

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A silaba, unidade fonêmica elementar, faz parte da língua portuguesa desde que esta começou a ser falada e escrita. Os conceitos de sílaba são vários, mas quase todos defendem a ideia de que a silaba é aprendida instintivamente pelo falante nativo de uma determinada língua. Independente de quantas silabas existam em uma determinada palavra, um falante nativo sempre conseguiria realizar a separação silábica, mesmo que não seja completamente correta. Porque um falante nativo já tem esse domínio sobre as sílabas? De onde ele tirou esse conhecimento? Qual seria a definição exata de sílaba? Existe realmente essa definição?

1. A IMPORTÂNCIA DAS SÍLABAS

As sílabas são junções de letras. Uma ou mais sílabas são necessárias para formar uma palavra. A quantidade de silabas que podem ser formadas unindo caracteres é quase infinita.
Uma criança, começa a desenvolver a sua oralidade através das sílabas. Silabas como “ma” e “pa” logo se tornam presentes no vocabulário da criança. Conforme aumenta a idade da criança, aumenta também a quantidade de silabas (e, conseqüentemente palavras) que a criança conhece.

1.1. A VOGAL E A SÍLABA

Segundo Cunha & Cintra, “Quando pronunciamos lentamente uma palavra, sentimos que não fazemos separando um som do outro, mas dividindo a palavra em pequenos segmentos fônicos que serão tantos quantas forem as vogais.”
Seguindo desse principio, podemos afirmar que a vogal é necessária para a formação da sílaba. Se um falante qualquer da nossa língua materna fizer uma busca rápida em sua mente, não irá encontrar nenhuma sílaba que não possui vogal.

1.2. CONHECIMENTO INTUITIVO DA SÍLABA

Um falante nativo que tem um domínio de outro idioma tem dificuldade em pronunciar sílabas que ele já tem domínio quando formula palavras no novo idioma. Isso se dá por fatores estudados pela fonética e pela fonologia. Porém, se um falante nativo de um determinado idioma se concentrar no estudo de outro idioma, não terá muita dificuldade de aprender a separação silábica e as funções básicas da silaba daquele idioma. Tente agora em sua mente separar silabicamente a palavra replay (em inglês). Você irá perceber que intuitivamente você saberá separar a duas sílabas da palavra.
Pelo menos na maioria dos idiomas, um falante nativo tem uma intuição bem clara de quantas sílabas uma determinada palavra possui. Geralmente, um falante também sabe conceituar sílaba e percebe intuitivamente quando uma sílaba ocorre em uma palavra qualquer.
Esse domínio sobre as silabas vem da infância, do inicio do desenvolvimento da habilidade da criança em falar e identificar palavras. Nem sempre o conhecimento intuitivo do falante nativo esta correto. No nosso idioma materno, isso se aplica principalmente na separação silábica de palavras com encontros consonantais (como ressonância, por exemplo). Isso se dá pelo fato de que o falante se embasa na oralidade das palavras para realizar a sua divisão silábica.

2. O CONCEITO DE SÍLABA

De acordo com Viana “Uma só vogal, ou diferentes associações de phonemas em que entre pelo menos uma vogal, proferidos numa só emissão de voz, numa só expiração, são denominados sýllaba [?]”
De acordo com a definição de Viana e a maioria dos outros autores, a silaba é pronunciada em uma única emissão de voz. Também é de consenso entre a maioria dos autores que a silaba é pronunciada usando apenas uma expiração.
Podemos também definir a sílaba como uma estrutura vocal complexa, regida por normas, porém compreendida intuitivamente por qualquer falante nativo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base nas afirmações apresentadas, podemos perceber que a sílaba tem uma função importante na comunicação. Sendo um conhecimento instintivo do individuo, assim como andar ou respirar, esse é um conhecimento necessário para a comunicação entre dois ou mais indivíduos.
A sílaba é estudada e segue regras construídas para facilitar o seu aprendizado, porém não é necessário que um indivíduo estude sobre a sílaba para realizar uma divisão silábica corretamente, assim como ninguém precisa estudar sobre o funcionamento dos pés e pernas para conseguir caminhar. Esse conhecimento é importante para o professor que atua na área de letras, pois assim ele perceberá que cada um de seus alunos já possui potencial para dominar qualquer conteúdo baseado na sílaba, e passará a desenvolver métodos para aprimorar esse conhecimento ao invés de tentar lhe ensinar novamente ao aluno.

REFERÊNCIAS

Viana, A. R .F. G. Exposição da Pronúncia Normal Portugueza para uso de nacionais e estrangeiros. Lisboa: Imprensa Nacional, 1892.

Cunha, C.; Cintra, L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa, 1984.

FONTE:https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-silaba-no-ensino-de-letras/38971

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