Olá professores, hoje eu trouxe pra vocês essa dica de atividade com a caixa musical, um recurso lúdico e divertido que vai chamar a atenção e despertar a criatividades das crianças.
Trabalhando com a Caixa Musical na Educação Infantil e nas Séries Iniciais
Caixa Musical confeccionada pelo https://www.instagram.com/ludico_alfabetizador/?hl=pt-br
A caixa musical é um recurso que oferece várias possibilidades de trabalharmos com as mais variadas habilidades das crianças.
A utilização da Caixa Musical com diversas músicas dentro dela tem como principal objetivo oportunizar às crianças momentos lúdicos através do desenvolvimento da oralidade, da expressão corporal, gestual e facial proporcionado pela utilização das cantigas infantis.
A partir da Base Nacional Comum Curricular (20180 podemos salientar que é possível realizar a exploração pedagógica em cada Campo de Experiência, como:
* O EU, O OUTRO E NÓS: Instigar as crianças a construir/descobrir e desenvolver a oralidade através da interação com entre a turma.
– Valorizar a participação de cada criança no desenvolvimento da atividade.
– Ampliar as formas de comunicação.
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS: Explorar o universo cultural e social das crianças através das cantigas populares, bem como promover a oportunidade para as crianças desenvolver expressões a partir da música/cantiga cantada.
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS: Possibilitar a criança a oportunidade em retirar da caixa musical um ‘desenho’ que contenha uma música, assim ocorrerá o processo de observação das imagens, dos traços, cores e formas e será instigado a socializar a apresentação musical.
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO; Promover a interação didático-pedagógico entre o professor e a criança, através da manifestação oral e áudio/visual da criança.
– Incentivar o momento da fala e da escuta.
– Imaginar a cantiga infantil através da imagem retirada da caixa musical, incentivando as crianças a cantar mais músicas com aquela imagem do que a relatada.
– Conhecer diversificados ritmos/repertório musical.
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES: Desenvolver um diálogo com as crianças sobre o tempo e o espaço, situando-as a partir da musicalidade, onde vivem e convivem os personagens descritos na cantiga.
– Demonstrar as crianças as possibilidade de contar e recontar as quantidades descritas nas cantigas, ou na quantidade cantigas cantadas pela turma em um determinado dia.
– Observar e promover a ampliação dos conhecimentos de mundo físico e imaginário das crianças.
Desta forma, observamos que ao trabalhar com a Caixa Musical em sala de aula as crianças, desenvolvem uma grande expectativa para descobrir qual música seria tirada da caixa e posteriormente, cantada por ela ou pela turma. Nessa perspectiva, as crianças ficam ansiosas para que chegue o momento em que elas vão retirar da caixa um cd com a música estampada, desenvolve-se assim autonomia da criança, em uma atividade coletiva.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
– Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;
– Manusear e conhecer diferentes materiais e texturas;
– Exercitar a imaginação e criatividade;
– Ampliar o repertório musical;
– Ampliar a inserção e interação social;
– Criar a identidade do grupo;
– Perceber a alteridade em relação aos outros e a diferença como riqueza;
– Aprimorar diferentes formas de comunicação e assim expressar seus sentimentos.
Como a música ajuda no desenvolvimento cognitivo da criança
Para muitos de nossos professores, a prática da musicalização na escola já evidencia excelentes resultados, pois não são apenas divertimento ou uma possibilidade de expressão, ela também auxilia o desenvolvimento cognitivo, o raciocínio linguístico e a memória.
De acordo com Mônica Marsola, professora de música de um projeto no Complexo Educacional Unificado (CEU) Regina Rocco, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, “A música é para todos, os ganhos pedagógicos são muitos. Se uma pessoa teve uma infância musical saudável, ela ouvirá com senso crítico e terá um repertório maior”.
Mônica percebe aquilo que os pesquisadores holandeses concluíram na pesquisa em sua rotina escolar: os alunos que têm contato com aulas de música apresentam uma melhora substancial em suas habilidades cognitivas – como planejamento e inibição. “Uma criança mais tímida pode desenvolver formas de socialização, outra mais agitada percebe que tem que esperar sua vez para tocar determinado instrumento e compor a atividade”, conta. Esse é um ponto muito importante se considerarmos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) considera o ensino das competências socioemocionais, que incluem autoconfiança, colaboração, resiliência, entre outros.
Já Marina Cipolla, supervisora do projeto Escola de Música e Cidadania da ONG Agência do Bem, enfatiza que a superação de problemas e dificuldades também pode ser vivida através da música. “Vemos o amadurecimento experimentado por alunos que começam a se envolver com a música”, diz. “Eles desenvolvem disciplina para praticar um instrumento, por exemplo, e isso pode ser levado para casa”.
Marina explica que os alunos, são estimulados nas aulas a relacionarem suas criações musicais com discussões presentes em seu convívio. “Muitos deles são moradores de comunidades vulneráveis e a reflexão sobre direitos humanos aparece em muitas músicas”, conta.
Para que essa relação com a música seja construída de maneira sólida, a introdução da música como prática pode começar cedo na escola e se dá de diversas formas. A professora de música recomenda que seja vinculada e adaptada ao que o aluno está vendo e descobrindo naquela faixa etária ou ambiente.
Comunicação e linguagem
A presença da música na vida dos seres humanos é incontestável. Ela está presente em diversas situações da vida humana, em todas as culturas, em todas as regiões, em todas as épocas, tornando-se assim, uma linguagem universal.Temos informações que desde o útero materno a criança sofre influências musicais distintas de acordo com o ambiente musical frequentado pelos pais e pela sociedade a qual está inserida.
É através dos mais variados sons que a criança começa a interagir com o ambiente e com as pessoas que as rodeiam.
Quando trabalhamos os sons com as crianças, ela desenvolve sua acuidade auditiva, ou seja, ela desenvolve sua comunicação direta com o mundo ao qual pertence, e essa comunicação fica explícita quando a criança canta ou imita, pois ao reproduzir os sons, ela descobre e estabelece uma relação com o meio.
Dessa forma, levar a música para a sala de aula, como auxílio pedagógico é
fundamental, tanto para o desenvolvimento do ensino aprendizagem como também
o desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor e convívio social.
Música como auxílio ao desenvolvimento cognitivo e afetivo
Para o professor conseguir motivar as crianças a gostarem de música, ele deve conhecer a vontade e o repertório de seus alunos, pois desta forma pode tornar seu plano de aula bem mais interessante.A música desperta a criatividade, propicia que a criança se expresse, mas depende da maneira como ela é colocada. Devemos dar a oportunidade para que a criança crie, invente, imagine, da maneira como ela sentir, pois cada criança já traz sua bagagem musical do meio social onde ela convive, o que a fará se identificar mais com esse ou com aquele tipo de música.
Não podemos esquecer que a musicalização é um processo de construção do conhecimento e tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e senso rítmico, além de contribuir para o desenvolvimento da imaginação, da memória, da concentração e da disciplina.
A música como auxilio para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e convívio social é incontestável. Quando bem trabalhada é capaz de facilitar o processo de ensino aprendizagem, pois ela chama à atenção das crianças, promovendo um ambiente agradável e satisfatório a aprendizagem do educando.
BNCC, LDB e o ensino de Música
De acordo com a BNCC (Brasil, 2017, p. 63), as atividades humanas são realizadas nas práticas sociais e mediadas pelas diferentes linguagens: verbal (oral, visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual e sonora e, contemporaneamente, digital. Por meios dessas práticas, há os processos de interação, constituindo os sujeitos sociais.
Neste trecho, o ensino de Música está respaldado pelo uso da linguagem sonora e é explorado através dos parâmetros do som, através de práticas pedagógicas diversificadas principalmente através de jogos musicais.
O mesmo documento (Brasil, 2017, p. 63) registra que o ensino de Música e Artes Visuais está atrelado ao ensino de Arte e integrado à área de Linguagens.
Na BNCC, a área de Linguagens é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e no Ensino Fundamental-Anos Finais, Língua Inglesa. A finalidade é possibilitar aos estudantes participar de práticas de linguagem diversificadas, que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas, como também seus conhecimentos sobre essas linguagens, em continuidade às experiências na Educação Infantil (Brasil, 2017, p. 63).
Fontes:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50974
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/37/arte-e-musica-na-base-nacional-comum-curricular