JOGO DOS DADOS

Olá!!! Trago hoje pra vocês uma atividade simples e lúdica para auxiliar no trabalho de número e quantidade: o Jogo dos Dados. O Jogo dos Dados consiste em duas crianças lançarem dois dados ao mesmo tempo, fazerem a contagem e a representação dessa contagem através de uma adição. Não há vencedores no Jogo dos Dados, pois um coopera com o outro auxiliando na contagem, caso esse ainda não domine o reconhecimento dos numerais até 6.

Espero que gostem…

 

 

Alfabetização matemática: como trabalhar contagem

Confira dicas para avançar nas aprendizagens matemáticas

 

A contagem é uma situação muito presente em nosso cotidiano: contamos o dinheiro, a quantidade de pessoas de um determinado evento, as medalhas obtidas numa competição, nossas roupas. Temos uma enorme quantidade de circunstâncias.

No entanto, nem sempre foi assim. O homem nômade não tinha a necessidade da contagem. Apenas o senso numérico – isto é, capacidade que permite diferenciar, sem contar, pequenas quantidades de grandes quantidades, percebendo onde há mais e onde há menos – permitia-lhe resolver os problemas que surgiam.

Conforme as atividades ligadas à caça e coleta foram se aprimorando, surgiu a necessidade de controlar as quantidades de alimentos e animais. Isto é, quando ele se tornou produtor ele precisou, por exemplo, saber quanto precisava plantar.

Você deve estar se lembrando do problema do pastor de ovelhas que precisava controlar a quantidade delas e ter certeza de que nenhuma havia se perdido. Situação-problema como essa está presente em muitos livros didáticos para introduzir a contagem.

Como aparece na prática pedagógica

Trabalhar a contagem é uma proposta que deve permear a rotina escolar desde a Educação Infantil. Conforme a criança avança o professor irá se aprofundar nas aprendizagens. O trabalho parte do desenvolvimento do senso numérico para estudar a contagem um a um, por agrupamentos até o registro de quantidades.

Entretanto, para que esse trabalho se fortaleça e atinja seus objetivos, é preciso pensar em atividades que sejam significativas e mobilizem os conhecimentos prévios dos alunos. Para tal, devemos pensar em propostas que levem a turma a refletir sobre o que estão fazendo. Não simplesmente propor exercícios mecânicos de contar e registrar, mas seguir a perspectiva da alfabetização matemática que já abordamos na coluna.

Sugestões para estudar contagem nos Anos Iniciais do Fundamental

Desenvolver a habilidade da contagem requer a compreensão de quantidades, ou seja, não basta recitar a sequência numérica – embora seja importante conhecê-la. É preciso associar os nomes aos números de acordo com a sua ordem; relacionar os nomes e números com a identificação dos elementos de determinado conjunto e fazer a contagem única dos mesmos.

Assim, é importante investir em práticas significativas como, por exemplo, a contagem no momento da chamada e fazer a exploração do calendário para contar os dias da semana e do mês. Uma possibilidade é solicitar que o ajudante do dia distribua os materiais e pedir que, conte previamente a quantidade que será necessária a partir do número de crianças presentes.

Disponibilizar diferentes objetos com números que estão presentes no cotidiano como calculadoras, dinheiro, fita métrica e régua. Isso possibilitará organizar boas situações de aprendizagem, como por exemplo, criar um “mercadinho”, no qual os alunos poderão fazer compras e terão que “pagar”.

O trabalho com as coleções é outra estratégia. Contar e agrupar permitem controlar e representar quantidades. Dessa forma, propor à turma fazer coleções de diferentes objetos (figurinhas, pedrinhas, contas, folhas, entre outros) permitirá a contagem por meio de agrupamentos menores, o que também estará mais próximo do seu cotidiano e será mais significativo.

Em minha experiência, a coleção de pedrinhas são sempre a favorita da turma, seja individualmente ou quando escolhíamos um tipo para fazer a coleção da classe. Uma série de propostas iam surgindo conforme as coleções iam sendo organizadas. Além de explorar a contagem, diferentes situações-problemas também podem envolver as ideias da adição e subtração.

POR:
Selene Coletti
13 de Setembro | 2021

 

FONTE: https://novaescola.org.br/conteudo/20648/alfabetizacao-matematica-como-trabalhar-contagem 

 

JOGO DOS DADOS

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More