JOGO DOS DADOS
Olá!!! Trago hoje pra vocês uma atividade simples e lúdica para auxiliar no trabalho de número e quantidade: o Jogo dos Dados. O Jogo dos Dados consiste em duas crianças lançarem dois dados ao mesmo tempo, fazerem a contagem e a representação dessa contagem através de uma adição. Não há vencedores no Jogo dos Dados, pois um coopera com o outro auxiliando na contagem, caso esse ainda não domine o reconhecimento dos numerais até 6.
Espero que gostem…
Alfabetização matemática: como trabalhar contagem
Confira dicas para avançar nas aprendizagens matemáticas
A contagem é uma situação muito presente em nosso cotidiano: contamos o dinheiro, a quantidade de pessoas de um determinado evento, as medalhas obtidas numa competição, nossas roupas. Temos uma enorme quantidade de circunstâncias.
No entanto, nem sempre foi assim. O homem nômade não tinha a necessidade da contagem. Apenas o senso numérico – isto é, capacidade que permite diferenciar, sem contar, pequenas quantidades de grandes quantidades, percebendo onde há mais e onde há menos – permitia-lhe resolver os problemas que surgiam.
Conforme as atividades ligadas à caça e coleta foram se aprimorando, surgiu a necessidade de controlar as quantidades de alimentos e animais. Isto é, quando ele se tornou produtor ele precisou, por exemplo, saber quanto precisava plantar.
Você deve estar se lembrando do problema do pastor de ovelhas que precisava controlar a quantidade delas e ter certeza de que nenhuma havia se perdido. Situação-problema como essa está presente em muitos livros didáticos para introduzir a contagem.
Como aparece na prática pedagógica
Trabalhar a contagem é uma proposta que deve permear a rotina escolar desde a Educação Infantil. Conforme a criança avança o professor irá se aprofundar nas aprendizagens. O trabalho parte do desenvolvimento do senso numérico para estudar a contagem um a um, por agrupamentos até o registro de quantidades.
Entretanto, para que esse trabalho se fortaleça e atinja seus objetivos, é preciso pensar em atividades que sejam significativas e mobilizem os conhecimentos prévios dos alunos. Para tal, devemos pensar em propostas que levem a turma a refletir sobre o que estão fazendo. Não simplesmente propor exercícios mecânicos de contar e registrar, mas seguir a perspectiva da alfabetização matemática que já abordamos na coluna.
Sugestões para estudar contagem nos Anos Iniciais do Fundamental
Desenvolver a habilidade da contagem requer a compreensão de quantidades, ou seja, não basta recitar a sequência numérica – embora seja importante conhecê-la. É preciso associar os nomes aos números de acordo com a sua ordem; relacionar os nomes e números com a identificação dos elementos de determinado conjunto e fazer a contagem única dos mesmos.
Assim, é importante investir em práticas significativas como, por exemplo, a contagem no momento da chamada e fazer a exploração do calendário para contar os dias da semana e do mês. Uma possibilidade é solicitar que o ajudante do dia distribua os materiais e pedir que, conte previamente a quantidade que será necessária a partir do número de crianças presentes.
Disponibilizar diferentes objetos com números que estão presentes no cotidiano como calculadoras, dinheiro, fita métrica e régua. Isso possibilitará organizar boas situações de aprendizagem, como por exemplo, criar um “mercadinho”, no qual os alunos poderão fazer compras e terão que “pagar”.
O trabalho com as coleções é outra estratégia. Contar e agrupar permitem controlar e representar quantidades. Dessa forma, propor à turma fazer coleções de diferentes objetos (figurinhas, pedrinhas, contas, folhas, entre outros) permitirá a contagem por meio de agrupamentos menores, o que também estará mais próximo do seu cotidiano e será mais significativo.
Em minha experiência, a coleção de pedrinhas são sempre a favorita da turma, seja individualmente ou quando escolhíamos um tipo para fazer a coleção da classe. Uma série de propostas iam surgindo conforme as coleções iam sendo organizadas. Além de explorar a contagem, diferentes situações-problemas também podem envolver as ideias da adição e subtração.
POR:
Selene Coletti
13 de Setembro | 2021
FONTE: https://novaescola.org.br/conteudo/20648/alfabetizacao-matematica-como-trabalhar-contagem