SEQUÊNCIA DIDÁTICA DONA ARANHA

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES COM A MÚSICA "A DONA ARANHA", ENVOLVENDO A VOGAL A E NUMERAIS DE 1 ATÉ 5

Olá professores, vim aqui trazer essa sequência de atividades que trabalha a vogal a e o numeral 1, através da música da Dona Aranha.

Baixe gratuitamente essa sequência para utilizar com seus alunos!

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A DONA ARANHA

 

BAIXE SEU PDF AQUI  SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DONA ARANHA

DOWNLOAD BAIXAR PDF

 

O QUE É UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA?

A sequência didática é uma estratégia educacional que busca ajudar os alunos a resolverem uma ou mais dificuldades reais sobre um tema específico. Seu resultado vem a partir da construção e acumulação de conhecimento sobre o assunto em questão, obtido por meio do planejamento e execução, ao longo de um período de tempo, de várias atividades que conversam entre si.

O diferencial da sequência didática enquanto estratégia de melhoria do aprendizado dos estudantes é que as atividades são elaboradas e desenvolvidas seguindo uma lógica sequencial de compartilhamento e evolução do conhecimento.

Com essa estratégia, os professores esperam dar mais sentido ao seu processo de ensino e, ao mesmo tempo, aumentar o engajamento dos alunos nas atividades pedagógicas, e, com isso, seu aprendizado.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: COMO DESENVOLVER ESSA ESTRATÉGIA?

Para que essa sistemática seja efetiva e entregue seu completo valor, é indicado respeitar e seguir os seguintes passos:

Apresentação da proposta aos alunos

Antes de mais nada, o professor precisa apresentar aos alunos a proposta dessa estratégia e justificar sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Ainda, é necessário alinhar com os alunos os resultados esperados e como essa sistemática será executada.

Além disso, o professor deve compartilhar com os alunos quais estudos e tarefas iniciais precisarão fazer para que a estratégia possa ser implementada na turma.

Esse é um momento crítico, visto que uma apresentação malfeita ou incompleta pode gerar dúvidas e desengajar os alunos sem que eles tenham tido a possibilidade de participarem dessa estratégia educacional. Considere que essa primeira etapa já faz parte da estratégia e, por isso, precisa ser bem planejada antes de sua execução.

) Definição dos objetivos

Para que a sequência didática seja efetiva, é necessário que os alunos conheçam não só as tarefas, mas também, e principalmente, seus objetivos e finalidades. Para isso, é preciso ouvir os alunos.

Nesse momento vale colocar em prática a criatividade, pois é hora de abrir espaço para que os alunos possam expressar o que sabem e o que pensam sobre o tema. Esse momento pode ser feito por meio de roda de conversa, produção textual, dinâmicas pré-determinadas etc. Aqui, não adianta apenas perguntar o que sabem sobre algo, é preciso utilizar algum método que ajude a perceber as dificuldades dos alunos.

O professor deve analisar com cuidado o que cada aluno expõe nesse momento inicial. Com base nesse diagnóstico, o professor terá clareza sobre as dificuldades dos discentes será possível definir o(s) objetivo(s) da sequência didática e planejar as atividades mais adequadas para sanar ou, pelo menos, diminuir consideravelmente os problemas mapeados.

) Definição da sequência

Nesse momento, o professor deve pensar as atividades e os exercícios que gostaria que os alunos executassem de acordo com o(s) objetivo(s) traçados. Para que a estratégia seja efetiva, é preciso que as atividades sejam diversificadas, mas sequenciadas de forma lógica e organizadas de maneira que fique clara sua continuidade.

Além disso, é necessário ter atenção à complexidade das tarefas e suas possibilidades de execução, tanto em virtude do conhecimento prévio dos alunos quanto com relação à disponibilidade de recursos. Essa preocupação é válida porque somente com tarefas adequadas para as particularidades da turma e dos alunos será possível alcançar o(s) objetivo(s) traçado(s) e ainda desenvolver outras competências e habilidades dos alunos ao longo do processo.

A dica nessa etapa é recorrer à colaboração da coordenação pedagógica, de outros professores da mesma disciplina de outras turmas ou mesmo de educadores e pedagogos de outras redes em que essa estratégia já tenha sido implementada ou que problemas parecidos tenham sido enfrentados e resolvidos.

Produção final

Essa etapa visa analisar o que foi aprendido ao longo da execução das atividades da sequência didática proposta. De forma alguma essa fase deve ser ignorada, pois nela é atestada a eficácia ou não das ações propostas de acordo com o(s) objetivo(s) pretendidos.

Para tanto, é necessário comparar os resultados da produção final dos alunos com o da produção inicial, aquela que demonstrou quais eram as dificuldades que precisavam ser combatidas para melhorar o aprendizado dos alunos.

EXEMPLO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRONTA

Agora que você já sabe o passo a passo para montar sua sequência didática, é hora de colocar no papel o planejamento da sua estratégia. Um bom planejamento destaca:

  • Tema a ser trabalhado (definido de acordo com o currículo escolar e o projeto político-pedagógico (PPP) da instituição)
  • Objetivo da sequência didática
  • Conteúdos a serem trabalhados
  • Habilidades da BNCC a serem desenvolvidas
  • Tempo de execução da sequência didática
  • Materiais necessários para a execução das atividades da sequência
  • Detalhamento de cada aula da sequência
  • Finalização da sequência

Veja a matéria completa em: https://www.edocente.com.br/blog/2019/10/01/sequencia-didatica-para-educacao-basica/

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.