ALFABETO

A IMPORTÂNCIA DO ALFABETO NAS SÉRIES INICIAIS

Olá professores, trago hoje para vocês uma dica de atividade com esse lindo alfabeto  dos ursinhos  que  pode ser usado de diversas formas criativas com todas as turmas de alfabetização.

Alfabeto de Parede: não pode faltar 

alfabeto dos ursinhos

 

 

O primeiro contato das crianças com as letras, geralmente acontece nas classes de educação infantil e alfabetização.

Desta forma, a visualização do alfabeto  é de fundamental importância para que os pequenos sintam-se seguros ao reproduzi-lo  no papel, pois ainda não aprenderam como é a grafia correta das 26 letras do nosso alfabeto.

Na grande maioria das vezes, a criança entende o alfabeto como um “código” que pode ser reproduzido tal e qual aquilo que ela enxerga.  Ao imaginar uma palavra a ser escrita,  consegue montá-la, copiando o traçado correto das letras.

O alfabeto afixado na sala é de grande importância no mundo da escrita, pois dá maior segurança para quem está aprendendo seus primeiros traçados. Se a criança não lembra pra que lado fica a perninha do “P”, basta consultá-lo que sua dúvida se esclarecerá.

A oportunidade de visualizar o alfabeto se constitui também em autonomia, pois a criança deixa de depender do professor ou dos colegas, conseguindo elucidar sozinha a sua imprecisão, tornando-se mais segura, sentindo-se capaz.

Porém, somente afixar o alfabeto na parede não é sinônimo de aprendizagem,  é preciso incentivar os alunos a usá-lo  propondo atividades que despertem para a fixação dos símbolos das letras.

O professor deve oferecer possibilidades de uso do alfabeto e diversas atividades para que o aluno possa ir se familiarizando e conhecendo cada uma das letras que formam nosso alfabeto.

Pendurado na parede desde o primeiro dia de aula, o alfabeto  ocupa uma posição central na classe , de preferência, acima do quadro, no campo de visão de todos os alunos.

É um material de apoio extremamente precioso para um ambiente alfabetizador na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, pois é a ele que os pequenos recorrem quando querem encontrar uma letra e saber como grafá-la. Se sabem que “gato” se escreve com G, mas esqueceram o jeitão dele, é só caminhar pela sequência de letras até encontrá-lo. Se na hora de escrever “mar” bater a dúvida de quantas perninhas tem o M, a resposta também está lá. O alfabeto da classe é um companheiro permanente para quem ensaia os primeiros passos no universo da escrita. 

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        ALFABETO DOS URSINHOS

 

Não nos resta dúvidas de que o alfabeto , seja organizado em forma de cartazes, painéis ou banners, deve ser tratado como prioridade em uma sala de alfabetização, pois é um instrumento de constante pesquisa que auxilia na construção da escrita e da leitura.

Todavia, como dito anteriormente, é preciso saber usá-lo, pois isoladamente, ele não passa de uma lista de letras.

Apenas ler, de forma decorada, na sua sequência, não é garantia de que o aluno esteja reconhecendo aquilo que está apenas reproduzindo de forma mecânica.

Uma das formas em ampliar o vocabulário no processo de ensino aprendizagem das séries iniciais é justamente  o letramento e a alfabetização, ou seja, é através do contato e do conhecimento das letras que a criança consegue entender qual a função social da escrita e da leitura, pois são as práticas pedagógicas que irão despertar a curiosidade do mesmo pela leitura e pela escrita.

O processo de alfabetização se estende até o final do primeiro ciclo, e permite a construção da leitura e da escrita, considerando o aluno como sujeito do seu próprio conhecimento, pois, “sabendo ler, ele se torna capaz de atuar sobre o acervo de conhecimento acumulado pela humanidade através da escrita e, desse modo, produzir ele também um conhecimento” (BARBOSA, 2013, p. 19)

 

A alfabetização e o letramento são inseparáveis no processo de aprendizagem do aluno, pois, mesmo sendo a leitura e a escrita, ações distintas, estão interligadas no processo de aprendizagem.

De acordo com Soares (2003), no ato de ler e escrever, “é preciso compreender, inserir se, avaliar, apreciar a escrita e a leitura”.  O letramento envolve a alfabetização utilizando o convívio da leitura e da escrita.

Aprender a ler e escrever textos variados promove a interpretação e a releitura, com isso o aluno passa a dominar as práticas sociais de leitura e escrita.

 

 

FONTES:

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/importancia-alfabeto

https://novaescola.org.br/conteudo/3151/o-alfabeto-nao-pode-faltar

http://www.opet.com.br/faculdade/revista-praxis/pdf/n8/AI-CONHECENDO-O-ALFABETO.pdf

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