Ensino Híbrido

Você realmente sabe o que é e como funciona o Ensino Híbrido?

Muito têm-se ouvido falar em Ensino Híbrido, mas você sabe realmente o que é, e como funciona esse modelo de Ensino que permeia as conversas dos brasileiros nesses tempos de pandemia?

O que é o Ensino Híbrido?

 

De acordo com o site educamaisbrasil.com.br  o ensino híbrido é uma proposta inovadora para a educação básica porque permite aplicar os benefícios da tecnologia em sala de aula.

O objetivo é combinar as vantagens da educação presencial e a distância com o intuito de estimular as interações sociais e culturais e ainda proporcionar o contato com as ferramentas tecnológicas do campo da educação.

Entende-se que dessa forma, o aluno tem acesso a aulas presenciais e online. Entretanto, pouco se fala na população de alunos que não tem nenhuma condição de acessar as aulas de forma online.

Será que tal população receberá o suporte tecnológico necessário para acompanhar esse novo sistema de ensino?  Será que as escolas públicas realmente estão equipadas para isso?

Segundo o site, para que se alcance os objetivos a que se propõe, o uso da tecnologia no ambiente escolar deve ser acompanhado pelos educadores e conter um direcionamento pedagógico, contribuindo para o desenvolvimento de diferentes habilidades.

Destacam-se vários benefícios propostos pelo ensino híbrido, tais como:

  •  Aperfeiçoamento da criatividade
  •  Estímulo da capacidade de manter o foco e atenção
  •  Aprendizagem para uso do computador e uso da internet
  •  Conhecimentos sobre o campo da informática, softwares e hardwares

Todavia, raramente escutamos falar sobre a falta de recursos e investimentos nas escolas e nos profissionais, para que possam exercer um ensino híbrido com qualidade .

No ensino híbrido são valorizadas as interações sociais no ambiente escolar e o aprendizado de forma individual a partir do contato com o ambiente virtual.

E desta forma, novamente percebemos a desigualdade gerada por tal modalidade de ensino, pois a grande maioria de nossos alunos não estão em contato com um ambiente virtual que lhe ofereça o mínimo do conhecimento no campo da informática para ter um direcionamento de como se validará de sua utilidade.

Por outro lado, os exercícios digitais proporciona um pouco de autonomia ao estudante para escolher local e horário para o seu aprendizado, além de adquirir conhecimentos importantes para o seu desenvolvimento profissional.

Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br

Benefícios e desvantagens do Ensino Híbrido

 

Segundo o site  formacao20.com,  ensino híbrido é uma modalidade de ensino que alia os benefícios do ensino presencial com o ensino à distância.

Essa modalidade apresenta muitas vantagens, mas também apresenta  várias desvantagens, que a meu ver, são bem maiores  e acabam por torná-lo inviável em muitas escolas.

No modelo tradicional o foco e o protagonismo recaem na figura do professor. Por sua vez, o ensino híbrido coloca o aluno como protagonista do próprio processo de aprendizagem.

Porém, esse protagonismo é muito fantasioso nas notícias que lemos diariamente nos folhetins da internet.

A realidade é bem diferente. Alunos descompromissados com seus deveres e pais psicologicamente desgastados por não conseguirem, muitas vezes, fazer-se presentes para auxiliarem seus filhos.

Pudemos ver o descaso ao qual me refiro, com o encerramento letivo do ano de 2020. Alunos aprovados mesmo sem ter entregue uma atividade se quer.

Diferente do regime tradicional, este tipo de ensino exige recursos especiais para o efeito, nomeadamente computador e a internet. Esta assume-se como a principal desvantagem, visto não estar, ainda, ao alcance de toda a gente.

Recursos estes  que muitas vezes não chegam a tempo ou não funcionam adequadamente.

Entre as principais desvantagens do ensino híbrido podemos citar: necessidade de recursos específicos: computador e internet; dificuldades em dominar as ferramentas, o que pode comprometer a aprendizagem;
em caso do espaço ser partilhado (a partir da sala de casa, onde também estão outras pessoas a trabalhar ou noutros níveis de ensino) pode ser complicado gerir alguns aspetos como o ruído, o que pode comprometer a atenção e compreensão; dificuldades extra nas sessões remotas, por exemplo, no esclarecimento de dúvidas ou realização de exercícios; falta de interação com colegas, um fator extremamente importante não só para a aprendizagem, mas para o desenvolvimento pessoal de crianças e jovens; possibilidade de desinteresse por parte de alguns alunos, durante as sessões a distância.

Sendo assim, para implementar o ensino híbrido numa instituição é necessário ter os recursos necessários, preparar os profissionais, experimentar e analisar o que corre menos bem para corrigir.

Fonte:  www.formacao20.com

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