SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE A DONA ARANHA ATUALIZADA

Plano de Aula: Trabalhando com a Música “A Dona Aranha” nas Séries Iniciais

Tema: A música “A Dona Aranha” como ferramenta de aprendizagem

Série: Educação Infantil / 1º e 2º anos do Ensino Fundamental

Duração: 1 hora

Objetivo Geral:
Trabalhar com a música “A Dona Aranha” para desenvolver habilidades linguísticas, cognitivas, motoras e sociais dos alunos, além de promover a compreensão do ritmo, a exploração de sons, a memorização de letras e a construção de significados a partir do conteúdo da música.

Objetivos Específicos:
– Estimular a escuta atenta e a memória auditiva dos alunos.
– Trabalhar o reconhecimento das palavras, sílabas e rimas presentes na letra da música.
– Desenvolver a coordenação motora por meio de gestos e movimentos relacionados à música.
– Refletir sobre a música e suas implicações simbólicas, como a representação do ciclo da vida e a persistência.
– Promover a interação social e o trabalho em grupo, com atividades de dança e canto.

Conteúdos:
– Ritmo e melodia.
– Reconhecimento de palavras e rimas.
– Coordenação motora grossa e fina.
– Reflexões sobre a música e suas mensagens.
– Canto coletivo.

Materiais:
– Rádio, caixa de som ou celular para reproduzir a música.
– Imagens ou figuras que ilustrem a dona aranha, a chuva, o sol e a teia.
– Cartazes com a letra da música.
– Papel, canetas coloridas, tesoura e cola (para atividades de recorte e colagem).
– Espaço livre para as atividades de dança e movimentação.

 

Desenvolvimento da Aula

 1. Aquecimento e Introdução ao Tema (10 minutos)

Inicie a aula com uma breve conversa com os alunos sobre aranhas. Pergunte se já viram alguma aranha e o que sabem sobre esse animal, suas características e o que ele faz. Mostre imagens de aranhas e explique que a música que será trabalhada fala sobre uma dona aranha que tenta construir sua teia, mas enfrenta dificuldades ao longo do caminho.

Em seguida, explique que irão ouvir a música “A Dona Aranha” e que ela possui um ritmo divertido e uma história que todos vão adorar. Pergunte se algum aluno já conhece a música e convide-os a cantar junto. A ideia é criar um clima de curiosidade e empolgação sobre o tema.

 2. Escuta Atenta da Música (10 minutos)

Reproduza a música “A Dona Aranha” para os alunos. Durante a primeira execução, peça que apenas escutem com atenção, sem cantar ou fazer gestos. Após a música, converse com as crianças sobre o que entenderam. Pergunte:

– O que aconteceu com a dona aranha?
– Por que ela subiu pela parede?
– O que a chuva fez com a teia?
– Quem ajudou a dona aranha no final?

Este momento tem como objetivo estimular a compreensão e a memória auditiva dos alunos. Pergunte também se alguém sabe o que é uma “teia” e como a aranha a utiliza.

 3. Canto e Movimento (15 minutos)

Agora que os alunos já têm uma ideia geral da música, inicie uma atividade de repetição e memorização. Reproduza a música novamente e peça para as crianças cantarem juntas. Para tornar essa parte da aula mais interativa, proponha que elas façam gestos para acompanhar a letra. Por exemplo:

– Quando a música fala “subiu pela parede”, as crianças podem fazer o gesto de “subir” com as mãos, como se estivessem escalando a parede.
– Ao mencionar “a chuva”, as crianças podem fazer o gesto de “chuva” com os dedos, imitando gotas caindo.
– Quando diz “o sol brilhou”, elas podem abrir os braços como se estivessem sendo iluminadas pelo sol.

Incentive as crianças a se movimentarem livremente de acordo com a letra da música, ajudando-as a perceber a relação entre os gestos e a letra. A atividade de movimento e canto, além de desenvolver a coordenação motora grossa, contribui para o reforço da memorização da letra e a compreensão do ritmo e da melodia.

 4. Exploração de Significados e Reflexão (10 minutos)

Depois de cantar e se mover com a música, convide os alunos a refletirem sobre o que a história da dona aranha pode ensinar. Pergunte:

– O que a dona aranha fez quando sua teia foi levada pela chuva?
– Como ela se sentiu quando o sol apareceu e ela conseguiu reconstruir sua teia?
– O que a música quer nos ensinar sobre persistência e superação?

Explique que a música traz uma mensagem positiva sobre a importância de continuar tentando, mesmo diante das dificuldades, como a dona aranha fez ao refazer sua teia. Essa reflexão ajuda a construir a noção de resiliência nas crianças, mostrando que obstáculos podem ser superados.

 5. Atividade Criativa: Desenhando a Teia da Dona Aranha (15 minutos)

Distribua papel, canetas coloridas, tesoura e cola para os alunos. A proposta da atividade é que cada criança desenhe a dona aranha e sua teia. Durante o tempo em que os alunos trabalham, ande pela sala e observe como estão lidando com os materiais. Pergunte a eles sobre o que escolheram desenhar e como imaginam a teia da aranha.

Depois que todos terminarem seus desenhos, promova um momento de socialização, onde as crianças podem compartilhar com os colegas o que criaram. Cada aluno pode explicar como fez sua teia, se ela está em uma parede, se é grande ou pequena, e o que mais achou interessante na dona aranha.

6. Finalização com Canto e Despedida (5 minutos)

Para finalizar a aula, repita a música “A Dona Aranha” uma última vez, incentivando as crianças a cantar e realizar os gestos mais animados. Aproveite este momento para reforçar os aprendizados da aula, como a importância da persistência, do trabalho em grupo e do movimento. Ao final, agradeça aos alunos pela participação e fale sobre como se divertiram e aprenderam com a música.

 

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua durante a aula, observando a participação dos alunos nas atividades de escuta, canto, movimento e reflexão. O objetivo não é avaliar o desempenho musical ou artístico, mas sim o engajamento das crianças nas atividades propostas, sua capacidade de memorização da letra da música e sua compreensão da mensagem da canção. Também será observada a interação dos alunos durante a atividade de socialização dos desenhos, assim como o desenvolvimento das habilidades motoras durante os gestos e movimentos.

 

Conclusão

A música “A Dona Aranha” é uma ferramenta poderosa e divertida para trabalhar diversas habilidades nas séries iniciais. Além de desenvolver aspectos linguísticos e motoras, ela permite que os alunos reflitam sobre questões importantes como resiliência e superação. Ao utilizar a música como ponto de partida para atividades variadas, como canto, movimento, desenho e reflexão, é possível promover um aprendizado significativo, que integra o conteúdo com as experiências vivenciais dos alunos, tornando o processo educativo mais dinâmico e envolvente.

 

FONTE: TEXTO GERADOPOR I.A.

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE A DONA ARANHA ATUALIZADA

SEQUENCIA DONA ARANHA ATUALIZADA
SEQUENCIA DONA ARANHA ATUALIZADA

 

 

SEQUENCIA DONA ARANHA ATUALIZADA

SEQUENCIA DONA ARANHA ATUALIZADA

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More