JOGO PEDAGÓGICO DE MATEMÁTICA : JOGO DO PORCO ESPINHO
UM JOGO DIVERTIDO QUE VAI AJUDAR NO RECONHECIMENTO DOS NÚMEROS E QUANTIDADE DE 1 À 10
Baixe gratuitamente esse jogo matemático que trabalha a relação número/quantidade de uma forma bastante criativa e divertida.
JOGO DO PORCO ESPINHO
O Jogo do Porco-Espinho é um recurso lúdico e divertido que tem como objetivo reconhecer o número escrito nos porquinhos e colocar a quantidade de “espinhos” indicados em cada porquinho.
Além de auxiliar na relação entre número e quantidade, o jogo também trabalha a coordenação motora fina através do movimento de pinça realizado pela criança para apertar o prendedor e colocá-lo em seu lugar.
Um lindo recurso didático para você imprimir e trabalhar com seus alunos
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Números e sistema de numeração
As crianças, desde muito novas, podem e devem usar números em contextos diferentes. Ao propor diferentes tipos de problemas em que as crianças usam o conhecimento que possuem, o professor pode promover a difusão de experiências dados numéricos para cada criança e divulgam informações para que todos avancem em suas aprendizagens.
Trabalhar com números que fazem parte do dia a dia das crianças, como preços, idades, datas, medidas, etc. é fundamental porque, além de dar sentido, ajuda-os a compreender números em contextos diferentes.
Trabalhar com números fora do contexto também é significativo, pois os problemas cognitivos apresentados são os mesmos, e a interação direta com os números coloca o trabalho com o sistema de numeração em primeiro plano.
Contar é uma atividade realizada por todas as culturas para diferenciar e identificar quantidades; contudo, a série de números usados para enumerar esses objetos variam de uma cultura para outra.
Por exemplo, um grupo de sete ovelhas tem menos de dez ovelhas em qualquer cultura, no entanto, a forma de representar essas quantidades oralmente varia de de acordo com a cultura. Em português, designamos essas quantidades pelas palavras “sete” e “Ten”, em francês diz “sept” e “dix” e em inglês “seven” e “ten”.
Recitar a série numérica oral consiste em dizer a série de números fora de uma situação de
enumeração. Contar é usar uma série em uma situação de enumeração, ou seja, estabelecer
uma correspondência termo a termo entre os nomes dos números e os elementos a serem
contados.
É um procedimento que permite quantificar um grupo de objetos para determinar quantos são .
A aquisição de diferentes competências na atividade de contagem começa por volta dos 2 anos e aprova até por volta dos 8 anos; é um processo gradual que vai além da educação infantil.
Os diferentes tipos de jogos – dados, cartas e tabuleiros – podem, em algumas condições, promover a resolução de vários problemas numéricos.
Além disso, os jogos para adolescentes são organizados em pequenos grupos ou em pares.
Trabalhar em pequenos grupos promove oportunidades de intercâmbio entre crianças e permite que elas circulem entre elas experiência de contagem, leitura de números, escrita de pontos, comparação e escrita de numerais.
Mais tarde, o professor pode propor um trabalho promovendo a análise de procedimentos de resolução de problemas com a intenção de que as crianças avancem no conhecimento matemático representado em cada partida.
Situações rotineiras da educação infantil em que os números fazem sentido também podem ser usadas como um contexto de aprendizagem numérica.
Por exemplo, as crianças podem ser responsáveis por contar o número de crianças na sala
para que a merendeira saiba quanto irão merendar, ou, contar as crianças em voz alta
para descobrir quantos pratos serão necessários; combinar quantos biscoitos cada um pode
comer ao usar um pacote, etc.
As crianças podem refinar gradualmente suas estratégias de contagem.
O professor também pode ajudar as crianças a retomarem a série numérica oral sempre que necessário, ou seja, quando param de contar porque se perdem contando, ele pode continuar de onde parou – “até agora você contou 21. Você sabe qual vem a seguir? 22, 23 … “.
As crianças também devem participar de situações que exijam produção e interpretar registros de quantidade. Situações inseridas na rotina, como controle de quantidade de material coletivo utilizado pelo grupo e devolvido posteriormente, podem ser momentos ricos em que as crianças têm que enfrentar o problema de como registrar quantidades. Se houver jogos na sala com diferentes quantidades de peças ou fichas (peças de um quebra-cabeça, por exemplo), o registro escrito dessas quantidades são essenciais para verificar se nenhuma foi perdida.
Crianças podem fazer este registro usando diferentes recursos, representando os próprios objetos, marcando traços no papel, usando números.
Ao mesmo tempo, as crianças podem participar de outro tipo de situação que envolve
produzir e interpretar números escritos. Como na série oral, os símbolos escritos usados para representar quantidades varia de cultura para cultura. no momento usamos o sistema de numeração indo-arábica e, se quisermos representar as quantidades do nosso exemplo – um grupo com sete carneiros e outro com dez carneiros, usaremos os seguintes símbolos: 7 e 10. Mas, se escolhermos salvá-los usando o Sistema de Numeração romano, vamos representar o seguinte: VII e X.
Para entender as regras que regem o sistema de numeração que usamos, as crianças devem usar os números à medida que aparecem em contextos diferentes, sem recortes artificiais da série.