ATIVIDADES COM A LETRA E E O NÚMERO 2

Boa tarde meus amores… apresento para vocês essas atividades para trabalhar com a vogal E e o numeral 2. É só aproveitar e baixar gratuitamente.

ATIVIDADES COM A LETRA E E O NÚMERO 2

 

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PLANO DE AULA SOBRE AS VOGAIS PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ALINHADO À BNCC

Título da aula: Completando palavras com vogais

Finalidade da aula: Identificar as vogais constitutivas de uma palavra e observar que a troca de uma delas resulta na construção de uma nova palavra.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.
Materiais necessários: Dado de vogais (pode ser feito pelos alunos em aulas anteriores); Cópia das cartelas para todos os alunos.

Dificuldades antecipadas: Muitos alunos voltam sua atenção apenas para as letras iniciais; deslocar a observação para as letras mediais e finais será um desafio para eles. Os alunos que não fazem ainda a correspondência entre som- letra (principalmente pré-silábicos), precisam ser desafiados a diferenciar as palavras. Os que já fazem essa relação (silábicos e alfabéticos) viverão o desafio de deslocar o seu olhar para o interior da palavra e atribuir novos significados a cada troca. A ideia de jogar o dado para selecionar a letra que deverá compor a palavra certamente entusiasmará os alunos e pode ser melhor aproveitada se realizada em duplas. Um aluno ajuda o outro a decidir se a combinação com a vogal sorteada forma ou não uma palavra.

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas.
  • Procure agrupá-los em hipóteses aproximadas de escrita. Por exemplo, aproxime:
  • alunos alfabéticos de silábico-alfabéticos;
  • silábico-alfabéticos de silábicos com valor sonoro;
  • silábico sem valor sonoro, de outro com valor sonoro;
  • um pré-silábico de outro já silábico – a fim de que haja discussão na aplicação das letras e consequente raciocínio em relação à correspondência letra x som em cada palavra. As cartelas permitirão que até mesmo os alunos alfabéticos confrontem sua hipótese à escrita convencional.
  • Apresente-lhes o dado de vogais e as regras do jogo. Combine se as palavras deverão ser preenchidas na ordem (o jogo pode demorar mais) ou se o aluno vai completando conforme a vogal que servir.

Instruções para a preparação do jogo

Instruções para a preparação do jogo com as vogais

 

Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.
Materiais necessários: Dado de vogais (pode ser feito pelos alunos em aulas anteriores); Cópia das cartelas para todos os alunos.
Dificuldades antecipadas : Muitos alunos voltam sua atenção apenas para as letras iniciais; deslocar a observação para as letras mediais e finais será um desafio para eles. Os alunos que não fazem ainda a correspondência entre som-letra (principalmente pré-silábicos), precisam ser desafiados a diferenciar as palavras. Os que já fazem essa relação (silábicos e alfabéticos) viverão o desafio de deslocar o seu olhar para o interior da palavra e atribuir novos significados a cada troca. A ideia de jogar o dado para selecionar a letra que deverá compor a palavra certamente entusiasmará os alunos e pode ser melhor aproveitada se realizada em duplas. Um aluno ajuda o outro a decidir se a combinação com a vogal sorteada forma ou não uma palavra.

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Entregue as cartelas aos grupos.
  • Verifique em cada dupla se as regras foram compreendidas.
  • Dê o tempo adequado para que os alunos experimentem o jogo, supervisionando o trabalho da classe.
  • Acompanhe alternadamente as duplas, perguntando aos alunos:
  • Que vogal é essa?
  • Que palavra começa com essa vogal?
  • Tem algum nome na classe que possua essa letra?
  • Você conhece alguma palavra que termina com essa vogal?
  • Que palavra você está tentando completar em sua tabela agora?
  • Essa letra serve?

 

DOCUMENTO

Cartelas para o jogo

Cartelas coloridas para o jogo com as vogais 

FECHAMENTO

  • Pergunte aos alunos se gostaram do jogo.
  • Peça aos alunos que leiam as palavras que formaram, registrando no quadro 3 listas: brinquedos, animais e frutas.
  • Desafie os alunos a compararem as palavras da lista. Por exemplo:
    Que palavra possui mais vogais?
    Qual possui menos?
    Que palavras tem vogais repetidas?
    Alguma vogal se repete em todas as palavras?
  •  Explore as palavras selecionadas, ajudando os alunos a experimentarem as diferentes combinações de vogais. Pergunte a eles:
  • Se trocarmos a vogal, o som da palavra muda?
  • Continua a mesma palavra ou é outra?
  • O sentido das palavras é o mesmo, ou mudou também?
  • ROMà– REMO, RUMO, RAMO
  • PERA – PARA, PURA
  • UVA – AVÔ, OVO, AVE
  • 2. Desafie os alunos a analisarem as outras palavras da lista:
  • Se trocarmos essa vogal (mostrar em uma palavra) por outra, a palavra continua a mesma?
  • Dá para formar com alguma palavra dessa lista uma nova palavra trocando a vogal?
  • CAJU- CAJÁ, CUJO
  • MAÇà– MOÇO, MAÇO
  • 3. Amplie a análise para outras palavras do mesmo campo semântico:
  • AMORA – Se tirar uma vogal se forma AMOR;
  • MORANGO – Se trocar a última vogal forma MORANGA (Abóbora)
  • LIMÃO – Se tirar a última vogal formam-se LIMA;
  • JACA – Podem-se formar nomes como JUCA, JOCA JECA;
  • FIGO – FOGO, FUGA, FIGA;
  • SAPOTI – SAPATO;
  • COCO – CUCO, CUCA, CACO

Veja o plano de Aula na íntegra em https://novaescola.org.br/

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