ATIVIDADES COM A LETRA E E O NÚMERO 2
Boa tarde meus amores… apresento para vocês essas atividades para trabalhar com a vogal E e o numeral 2. É só aproveitar e baixar gratuitamente.
ATIVIDADES COM A LETRA E E O NÚMERO 2
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PLANO DE AULA SOBRE AS VOGAIS PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ALINHADO À BNCC
Título da aula: Completando palavras com vogais
Finalidade da aula: Identificar as vogais constitutivas de uma palavra e observar que a troca de uma delas resulta na construção de uma nova palavra.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.
Materiais necessários: Dado de vogais (pode ser feito pelos alunos em aulas anteriores); Cópia das cartelas para todos os alunos.
Dificuldades antecipadas: Muitos alunos voltam sua atenção apenas para as letras iniciais; deslocar a observação para as letras mediais e finais será um desafio para eles. Os alunos que não fazem ainda a correspondência entre som- letra (principalmente pré-silábicos), precisam ser desafiados a diferenciar as palavras. Os que já fazem essa relação (silábicos e alfabéticos) viverão o desafio de deslocar o seu olhar para o interior da palavra e atribuir novos significados a cada troca. A ideia de jogar o dado para selecionar a letra que deverá compor a palavra certamente entusiasmará os alunos e pode ser melhor aproveitada se realizada em duplas. Um aluno ajuda o outro a decidir se a combinação com a vogal sorteada forma ou não uma palavra.
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em duplas.
- Procure agrupá-los em hipóteses aproximadas de escrita. Por exemplo, aproxime:
- alunos alfabéticos de silábico-alfabéticos;
- silábico-alfabéticos de silábicos com valor sonoro;
- silábico sem valor sonoro, de outro com valor sonoro;
- um pré-silábico de outro já silábico – a fim de que haja discussão na aplicação das letras e consequente raciocínio em relação à correspondência letra x som em cada palavra. As cartelas permitirão que até mesmo os alunos alfabéticos confrontem sua hipótese à escrita convencional.
- Apresente-lhes o dado de vogais e as regras do jogo. Combine se as palavras deverão ser preenchidas na ordem (o jogo pode demorar mais) ou se o aluno vai completando conforme a vogal que servir.
Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.
Materiais necessários: Dado de vogais (pode ser feito pelos alunos em aulas anteriores); Cópia das cartelas para todos os alunos.
Dificuldades antecipadas : Muitos alunos voltam sua atenção apenas para as letras iniciais; deslocar a observação para as letras mediais e finais será um desafio para eles. Os alunos que não fazem ainda a correspondência entre som-letra (principalmente pré-silábicos), precisam ser desafiados a diferenciar as palavras. Os que já fazem essa relação (silábicos e alfabéticos) viverão o desafio de deslocar o seu olhar para o interior da palavra e atribuir novos significados a cada troca. A ideia de jogar o dado para selecionar a letra que deverá compor a palavra certamente entusiasmará os alunos e pode ser melhor aproveitada se realizada em duplas. Um aluno ajuda o outro a decidir se a combinação com a vogal sorteada forma ou não uma palavra.