ATIVIDADES COM A LETRA I E O NÚMERO 3

E mais uma vez trago para vocês dicas de atividades para trabalhar com a vogal i e o número 3. baixe gratuitamente e utilize em suas aulas.

ATIVIDADES COM A LETRA I E O NÚMERO 3

 

 

BAIXE SEU PDF AQUI VOGAL I_NUMERAL 3 
DOWNLOAD BAIXAR PDF

 

BRINCANDO COM AS VOGAIS  

 

A alfabetização e o letramento são termos inseparáveis na prática pedagógica. Nos anos iniciais do ensino fundamental o aluno está em constante formação, e processo de aprendizagem, assim, a alfabetização se configura na aquisição da leitura e da escrita, e para promover a alfabetização de qualidade, é fundamental propor atividades que fazem sentido para os estudantes, assim, as atividades de leitura e escrita devem ocorrer de forma dinâmica, motivadora, contextualizada, e de acordo com a realidade social dos educandos.
Segundo Soares (2002) a alfabetização é um processo decifrativo do código na leitura e o processo composicional do código na escrita, já o letramento é visto como o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.
Assim, o processo de aprendizagem no período da alfabetização precisa ser pensado pelo professor como uma forma em que a leitura e a escrita sejam desenvolvidas em uma linguagem real, natural e significativa. Uma aprendizagem de forma natural em que o estudante tenha contato com os livros desde cedo despertando a curiosidade e interesse pela leitura e a escrita. A escola como instituição de ensino deve desenvolver projetos em que os estudantes tenham acesso ao mundo da leitura.

TURMA: 1º ano

1 OBJETIVO GERAL

Identificar as vogais do alfabeto relacionando com a primeira letra da figura apresentada.

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

• Reconhecer e distinguir as vogais das consoantes
• Desenvolver a escrita das vogais considerando o som da cada uma
• Relacionar a vogal do nome da figura com a vogal do círculo

3 PROBLEMATIZAÇÃO

Considerando que os alunos estão no início do processo de alfabetização, como promover o aprendizado das vogais de maneira lúdica?

4 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Para iniciar, o professor conversará sobre as vogais a fim de identificar o conhecimento prévio de cada estudante. Para isso, apresentará as letras impressas em papel A4 e questionará sobre as letras apresentadas.
Em seguida mostrará aos estudantes o material que será utilizado para a atividade, entre elas a caixa surpresa que será utilizada para o sorteio das figuras em formato de fichas que possuem a vogal na primeira letra do nome da figura, por exemplo: A – e a imagem de um Abacaxi.
A vogal da figura deve estar em realce, de preferência colorida (ABACAXI) com o mesmo realce ou cor da vogal que estará impressa em papel A4 exposta no quadro, com isso, o professor apresentará as vogais em destaque: A, E, I, O, U que serão utilizados para realizar as próximas atividades.

Em seguida o professor perguntará aos alunos o que eles imaginam que tem dentro da caixa das vogais. A caixa será entregue para que um aluno de cada vez possa descobrir o que tem dentro da caixa sorteando uma figura.

Após cada aluno retirar a figura, deverá apresentar para a turma a figura sorteada e qual a vogal que iniciar o nome da figura.

Após as apresentações os alunos deverão escrever o nome da figura no caderno. Em seguida, poderão realizar trocas de figuras a fim de que todos possam escrever várias palavras, ampliando o vocabulário.

5 RECURSOS DIDÁTICOS

Papel cartaz colorido, cartolina branca, EVA colorido, caixa de papelão, lápis de cor, cola, figuras.

6 AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá por meio do desenvolvimento e participação dos estudantes durante a atividade; pela apresentação da imagem sorteada; pelo processo de desenvolvimento da linguagem oral através da leitura das vogais e do nome das figuras.

7 PESQUISA DE CONTEÚDO

A linguagem, seja ela escrita ou oral, é um meio de comunicação e faz parte da interação social, e da capacidade que o ser humano tem de se expressar. Para que a escola cumpra com uma das parcelas da sua função social, é necessário desenvolver a competência da linguagem escrita.
Na linguagem escrita o contato entre escritor e leitor é de forma indireta, e o estudante precisa aprender a decodificar os sons, o conjunto de signos gráficos. (CURITIBA, 2008)

Segundo a autora Regina Zilberman “A criança é vista como um ser em formação cujo potencial deve se desenvolver a formação em liberdade, orientando no sentindo de alcance de total plenitude em sua realização”. (ZILBERMAN, 1995).

Durante o processo formal de ensino o professor deve criar situações em que estimulem o desenvolvimento da oralidade na criança, apresentando atividades diversificadas como a contação de histórias, o teatro, exposição de ideias, interações em que a criança tenha a liberdade de se expressar e se comunicar, desenvolvendo sua capacidade comunicativa de forma significativa.

8 REFERÊNCIAS

CURITIBA. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Caderno Pedagógico: Alfabetização. Secretaria Municipal da Educação. Curitiba: SME, 2008.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 2002. ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1995.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More